Quem somos?

Somos a EMEI “Manoel de Almeida Brandão”.
Atendemos aproximadamente 190 crianças de 2,5 a 6 anos, residentes na Vila Falcão e em outros bairros da cidade de Bauru, em período parcial. Defendemos a Escola de Educação Infantil como o meio onde a criança estabelecerá relações sociais em nível diverso ao da família e também terá acesso sistemático à cultura e ao conhecimento historicamente construído. Queremos uma escola que seja um lugar de investigação onde as crianças sintam-se capazes de fazer bem as atividades, de resolver coisas elas próprias e de contar sobre esses processos, o que eleva sua auto-estima e, ao respeitar-se a si mesmo, aprende a respeitar os outros. Além disso, transmitir à criança a consciência de ocupar um lugar importante nas relações de que participa.
Dessa forma a escola é percebida como um lugar seu, ao qual ela pertence. Permitimos que a criança sinta-se reconhecida, reconheça os outros e sinta-se um individuo, cabendo a nós, professoras, ouvir, interpretar as suas necessidades e viabilizar a melhor forma de oportunizar a essa criança o máximo desenvolvimento das possibilidades humanas.

13 de outubro de 2009

CHEGADA DA PRIMAVERA



No dia 22 de setembro foi comemorado com uma simples e significativa festa na EMEI Manoel Brandão o início da Primavera. Em conversa com todas as crianças que estavam na escola neste dia, ouvimos delas o conceito de que Primavera é a estação das flores e é a época mais bonitas do ano. Disseram com suas palavras que o ar fica perfumado, as borboletas ficam atraídas por essa beleza de cores, assim como os beija-flores e que alguns animais têm os seus filhotes nesta estação do ano.
Após a conversa inicial, seguiu-se o canto da música “Primavera”, pela turma do Jardim I, a declamação da poesia “Primavera” pelo Jardim II B e o canto da música “Desfile da Primavera”, pelo Jardim 2 A.
Em seguida foi dado às crianças papel colorido para que fizéssemos uma chuva de papel epresentando uma chuva de pétalas de flores coloridas para dar as boas vindas à Primavera.
As crianças ficaram maravilhadas com o movimento e com as cores do papéis que foram atiradas de suas mãozinhas e seguidamente vinham ao chão. Foi um movimento incansável de admiração e encantamento...
E, viva a Primavera!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário